
Esta é uma locomotiva diesel-elétrica modelo RSD-8 rodagem C-C construída pela American Locomotive Company nos Estados Unidos em 1958. A locomotiva 3507 faz parte de um lote de 10 unidades adquirido originalmente pela Cia. Paulista de Estradas de Ferro, sendo numeradas inicialmente como 900 a 909.
Posteriormente essas locomotivas foram transferidas para a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, onde seriam renumeradas como 21 a 30, quando de fato apenas a 902 recebeu o novo número 22, continuando as demais com os números antigos da Paulista.
Com a formação da FEPASA, essa série de locomotivas foi novamente renumerada, recebendo as matrículas de 3501 a 3510, renumeradas em sequência mas, com a antiga 900 passando a ser a 3510.
A partir de 1978, trabalhou na Baixada Santista juntamente com as demais locomotivas da série. No início da década de 1990 a 3507 foi uma das locomotivas que passou a trabalhar no TIM – Trem Intrametropolitano entre as estações Ana Costa (em Santos) e Samaritá (emSão Vicente).
Com o fim do TIM em 1999, a 3507 foi baixada e seria cortada como foram as outras. Felizmente ela foi adquirida pela empresa Terminal XXXIX de Santos S. A. para ser utilizada em manobras de vagões no seu terminal no Porto de Santos. A locomotiva foi então reformada e pintada praticamente no esquema da primeira pintura da FEPASA, em azul e branco.
Após anos trabalhando nas manobras com os vagões que entravam e saíam do terminal, a locomotiva foi retirada de serviço visto sua ineficiência (baixa potência) diante do grande aumento do volume de vagões a serem manobrados, o que motivou a sua colocação à venda.
A Regional Sul de Minas passou então a negociar com o proprietário da 3507 e, após alguns meses de conversas e acertos burocráticos, foi feita a aquisição da mesma em meados do mês de novembro de 2017. A partir daí iniciaram-se os planejamentos para realizar sua remoção e transporte, o que veio a acontecer na primeira semana de Dezembro de 2017, chegando em Cruzeiro no dia 07 daquele mês.
A locomotiva então passou por restauração completa nas oficinas de Cruzeiro, estando plenamente operacional, tendo trabalhando a frente dos trens de serviço das obras de recuperação da linha entre Cruzeiro/SP e Passa Quatro/MG e, agora a frente do Expresso Mantiqueira.
Referência bibliográfica:
SETTI, João Bosco. LOCOMOTIVAS DIESEL DA FAMÍLIA ALCO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS. Memória do Trem, Rio de Janeiro, 2020.
Disponível para aquisição em: www.trem.org.br/portifolio/ldalco/.
- Fabricante: American Locomotive Company
- Data de fabricação: 1958
- Número de série: 82844
- Tipo: diesel-elétrica
- Modelo: RSD8
- Diâmetro das rodas motrizes: 1016mm
- Peso total: 68.100kg em ordem de marcha
- Esforço de tração: 7.600kg
- Bitola: 1,00m
- Ferrovia original: Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Mais do que “uma simples máquina”
Muito além de se preservar “simples objetos”… ao preservar locomotivas, carros, vagões, estações, ferrovias preservamos mais do que a materialidade; preservamos a nossa história, a nossa cultura e, um modo de vida. Memórias são revividas, como as Carlos Eduardo Agostinho, ex. maquinista da FEPASA:
“Na semana de 7 a 12 de junho de 1982 estava eu com a locomotiva 3507 no lastro de Embu Guaçu/SP a serviço da via permanente no trecho da Mayrink à Santos – FEPASA.
Foram muitas manobras no pátio do Estuário Santos e Samaritá.
Em fevereiro de 1987 estávamos nós com a 3507 no avanço e conclusão da via permanente de Registro a Cajati.
E por inúmeras vezes também conduzindo o trem de passageiros de Santos a Juquiá com esta locomotiva 3507.
Foi uma história
Em breve vamos nos encontrar
Parabéns ABPF pela brilhante restauração!!!”
Agora se inicia um novo capítulo na história da 3507 e novas relações com novas pessoas serão construídas e, as futuras gerações poderão conhecer o que foi e o que significou a ferrovia no passado. Para além, pessoas como o Carlos Eduardo poderão reencontra uma “velha conhecida” e relembrar uma parte de suas vidas.