O Projeto

Cruzeiro a Passa Quatro

O Expresso Mantiqueira é um projeto da ABPF para reconstruir parte da ferrovia Minas e Rio, especificamente o trecho Cruzeiro – Passa Quatro. Este trajeto tem extensão total aproximada de 35 kms, sendo que aproximadamente 10kms entre Passa Quatro e o Túnel da Mantiqueira já estão operacionais e em pleno funcionamento, com o Trem da Serra da Mantiqueira.

Assim, é necessário recuperar 24kms entre Cruzeiro e Passa Quatro, sendo este o maior projeto de reconstrução de ferrovia já assumido pela associação desde sua criação, um desafio monumental visto que o trajeto está sem uso há mais de 30 anos.

Este trecho, original da Estrada de Ferro Minas e Rio, mais tarde veio integrar a Rede Sul Mineira de Viação, depois a Rede Mineira de Viação, a Viação Ferréa Centro Oeste e finalmente Superintendência Regional 2 da RFFSA, que o desativou no início da década de 1990.

Fatos Históricos Relevantes

Essa ferrovia teve sua construção iniciada em 1880, sendo inaugurada em 1884 com a presença de Sua Majestade, o Imperador Dom Pedro II e sua comitiva. Foram ao menos duas visitas de sua majestade, que esteve presente inclusive nas obras, indo até a boca do túnel grande.

Visita de sua Majestade, Imperador Dom Pedro II em 1882 as obras do Túnel da Mantiqueira

Dentre os outros fatos históricos relevantes para essa ferrovia, está em primeiro lugar a participação de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá na empreitada, a última em termos de estradas de ferro da qual participou. Ele era um dos detentores da concessão original sob a denominação de Estrada de Ferro do Rio Verde. A concessão desta estrada foi realizada em 23 de junho de 1875, pouco mais de um mês antes da declaração de moratória de Mauá, que se retirou deste empreendimento.

Em segundo, vem a Revolução Constitucionalista de 1932, que teve nesse trecho da ferrovia um de seus mais marcantes capítulos, com o grande conflito entre os revolucionários e as tropas federais no alto da serra da Mantiqueira e no grande túnel, culminando inclusive com a mudança de nome da então estação “Túnel” para Coronel Fulgêncio, nome do comandante das tropas federais que ali perdeu a vida durante os conflitos.

Tropas paulistas com locomotiva bloqueando a passagem no Túnel da Mantiqueira durante a revolução de 1932

Para além dos fatos históricos, a ferrovia percorre as encostas da Serra da Mantiqueira ao longo da Garganta do Embaú, uma das mais belas paisagens do país, com a exuberância da fauna e flora, uma das mais significativas atrações naturais da região.

Curiosidades

Se a ferrovia parte de Cruzeiro/SP e vai até Três Corações/MG, qual o motivo dela ter sido chamada de Minas e Rio?

Em 1876 foi definido como ponto de partida da estrada a estação de Resende/RJ, com término da via, a localidade de Três Corações do Rio Verde/MG, por isso Minas e Rio. Em 1881 iniciam-se os trabalhos de construção da ferrovia, quando foram cogitados como pontos iniciais desta Resende/RJ (ponto original da concessão) e Queluz (na localidade de Lavrinhas/SP), ambas na Estrada de Ferro D. Pedro II. Porém o ponto inicial definitivo foi a estação de Cruzeiro, no vale do Paraíba paulista, inaugurada em 1878. Como a companhia já havia sido criada com o nome Minas e Rio, o mesmo permaneceu apesar da mudança do ponto inicial da ferrovia.

De onde vem o nome “Minas and Rio Railway”?

Em abril de 1880 organizou-se em Londres, capital inglesa, a empresa The Minas and Rio Railway Company, com o fim de construir e manter a estrada fruto da concessão originalmente dada a Mauá e a José Vieira Couto de Magalhães e, por isso o nome em “inglês”.

Etapas do Projeto

1ª Etapa: reforma e adequação do pátio ferroviário da Minas e Rio em Cruzeiro – Concluída

2ª Etapa: reconstrução da ferrovia no trecho urbano, aproximadamente 6kms da estação central de Cruzeiro à estação Rufino de Almeida – Concluída

3ª Etapa: reconstrução da ferrovia no trecho da serra, aproximadamente 18 kms – Em planejamento

Mapa da Ferrovia com as Etapas do Projeto
Detalhe do trecho da Etapa 2 – Cruzeiro – Rufino de Almeida

Perguntas Frequentes

  • 1 – Quando o projeto será finalizado?
    • Não existe data definida, este projeto é executado com recursos próprios da ABPF e assim, depende da disponibilidade de recursos para tal.
  • 2 – O que já foi feito?
    • Já foi concluída toda a readequação do pátio de Cruzeiro, tanto para ser usado como canteiro de obras, como para garageamento de composições e oficina de manutenção.
  • 3 – O passeio de trem já funciona?
    • Não existe operação regular; no momento está planejada apenas a operação aberta ao público nos dias 5 e 6 de julho de 2025 durante o 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro.
  • 4 – Quem esta por trás deste projeto?
    • Este projeto é executado e custeado pela ABPF – Regional Sul de Minas, tendo apoio institucional da Prefeitura de Cruzeiro e apoio da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos que tem contribuído com doação de parte dos materiais usados na obra.
  • 5 – O que falta pra concluir o projeto?
    • A reconstrução de aproximadamente 18kms de ferrovia, entre a estação Rufino de Almeida e o Túnel da Mantiqueira, o que implica na limpeza de todo o leito, na troca de cerca de 28.500 dormentes, na instalação de 114.000 pregos de via e recuperação de todo lastro ferroviário, além de remoção de barreiras e recomposição de aterros.
  • 6 – E as pontes do trajeto?
    • As pontes e demais obras de arte estão em boas condições, não necessitando nesse momento de intervenções significativas.